Arraial vai abrir espaço para interação entre pacientes com transtornos psicóticos e a população; entrada é gratuita

O CAPS Casa Forte realiza, nesta terça (28), a partir das 18h, a tradicional festa de São Pedro que há nove anos promove a aproximação entre os pacientes da casa e a população. A entrada é gratuita.

O arraial é aberto a todos que queiram participar da folia e conhecer mais de perto a proposta do Ateliê da Casa. O espaço acolhe pacientes com transtornos psicóticos e funciona como centro de convivência e hospital-dia, onde as pessoas em tratamento produzem arte, cultura e educação na busca pela profissionalização, reabilitação e reinserção social.

A festa conta com danças e show com o sanfoneiro Zé Ceará. A decoração foi toda feita pelos próprios pacientes e barraquinhas com comidas típicas também farão parte do arraial. O CAPS Casa Forte fica na rua Marechal Rondon, 256. Mais informações pelo número 3441.0433.


Fonte: Portal PE360º.com

A 18ª residência terapêutica do Recife foi inaugurada nesta sexta-feira (10). O local, que funciona no bairro de Afogados (Distrito Sanitário V), vai abrigar oito pacientes (seis homens e duas mulheres) do antigo Hospital Psiquiátrico de Pernambuco (HPP), de Boa Viagem. Com esses pacientes, a Rede Municipal de Saúde contabiliza agora 93 moradores distribuídos nas 18 unidades distribuídas pela cidade.

Segundo as informações da Prefeitura do Recife, esses pacientes passaram cerca de 20 anos internados em instituições psiquiátricas. Eles serão inseridos na Rede Municipal de Saúde e receberão assistência pelo Centro de Atenção Psicossocial Galdino Loreto e pelo PSF do território. A intenção é proporcionar a busca pela autonomia de cada morador.

Fonte: Portal Pernambuco.com

A primeira consulta é de graça e as demais custam R$ 20; o atendimento é feito a crianças, adolescentes, adultos e idosos

Quem precisa da assistência de um psicólogo e não tem como pagar pode procurar a clínica de psicologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A primeira consulta é de graça e o atendimento é feito a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A clínica recebe, em média, 230 pacientes por mês e conta com uma equipe de supervisores, psiquiatras, psicólogos clínicos e 68 alunos, que realizam as consultas. “É uma clínica-escola com a finalidade de oferecer campo de estágio aos alunos que estão terminando o curso de psicologia. Eles atendem a clientela sob a supervisão dos professores”, afirma a coordenadora da clínica, Iaraci Advíncula.

Ao chegar à clínica, o paciente passa por uma entrevista. “Para poder saber qual é a questão, o que está motivando a procura clínica. Nós fazemos outras entrevistas para daí fazer um encaminhamento adequado. Se for necessário, haverá o atendimento individual e, no caso, temos também atendimento em grupo”, diz a coordenadora.

Iaraci Advíncula explica que a primeira entrevista é gratuita, mas as próximas custam R$ 20: “Dependendo da situação financeira das pessoas, nós temos um serviço social que avalia e dá um desconto de acordo com a situação de cada um”.

SERVIÇO:
Clínica de psicologia da Unicap
8º andar do bloco B do campus
Rua do Príncipe, 526 - Boa Vista
De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 21h30
Informações: (81) 2119.4115

Fonte: Portal PE360graus.com