O coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS), Pedro Gabriel Delgado, participa hoje de uma reunão para discutir a última etapa para o descredenciamento do Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia, em Camaragibe. Durante todo o dia, o coordenador estará reunido com a Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES), além de gestores de Camaragibe e de outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Esta tarde, ele se reúne na sede da SES, no Bongi, com representantes da Região Metropolitana. Na pauta de discussão, além do Alberto Maia, a situação da área no Estado e o panorama nacional.
Pela manhã, Delgado esteve na Prefeitura de Camaragibe, reunido com o prefeito João Lemos, a secretária municipal de Saúde, Samara Ricarda, e o secretário estadual de Saúde, Frederico Amancio. Eles trataram das diretrizes nacionais da reforma psiquiátrica que estão sendo cumpridas em Pernambuco. Desde 2009, as esferas municipais e estaduais estão trabalhando para o descredenciamento do Alberto Maia, denunciado pelas condições físicas e de higiene, além de reclamações de violação de direitos humanos.
Até o momento, 370 pacientes foram transferidos para residências terapêuticas e centros de desinstitucionalização ou foram reinseridos no convívio familiar. A expectativa é totalizar o processo, transferindo mais 146 pessoas, até o início de 2011. Todos continuarão acompanhados por um serviço de referência, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Páginas
De hoje a sexta-feira, a partir das 9h da manhã, todo dia é dia de rock no jardim externo do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano. Em sua nona edição, o Rock na Tamarineira conta com atrações de peso e mantém o objetivo de reunir bandas independentes, internos e público em geral em três dias de muita festa e conscientização.
A abertura do evento vai contar com shows da cantora Catarina Dee Jah e da banda The Palyboys, anfitriã e idealizadora do festival. Catarina Dee Jah começou sua carreira como DJ e está para lançar seu primeiro álbum Mulher tira-gosto, repleto de análises bem humoradas sobre os dilemas femininos.
No show de hoje, além de canções que comporão o CD, serão apresentadas músicas do grupo de punk Garotos Podres.
A The Playboys nasceu em 1996. Seu som tem ênfase no rock clássico dos anos 50 e no punk rock, com espaço para experimentações sonoras com instrumentos de brinquedo. A banda já gravou quatro discos, sempre dotados de canções com letras sarcásticas que cultuam o absurdo.
O FESTIVAL
O Rock na Tamarineira tem como proposta a transformação do senso comum sobre a loucura, a partir da aproximação da sociedade às pessoas em sofrimento psíquico, tidas costumeiramente como violentas, anti-sociais, incapazes e perigosas.
Durante as oito edições do evento, se apresentaram 18 bandas. Entre elas, estão Fogo Morto, Volver, Rádio de Outono, Tanga de Sereia, Canivetes, Eddie e Johnny Hooker e Candeias Rock City.
Desta vez, além de Catarina dee Jah e a The Playboys, tocam amanhã a paulista Keps, com seu rock underground, e a punk Mantalanamão, que surgiu das vielas do Alto José do Pinho. O festival encerra com a Orquestra Frevo 100% Mulher e a lendária Ave Sangria, sob a figura do líder da banda nos anos 70, Marco Polo, e do guitarrista base Almir de Oliveira. Pela primeira vez, o projeto conta com o apoio do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) do Recife
» Rock na Tamarineira 2010, às 9h, no Hospital Ulysses Pernambucano (Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 2130, Parnamirim). Entrada gratuita.
Caderno C - Jornal do Commercio
15.12.2010