O coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS), Pedro Gabriel Delgado, participa hoje de uma reunão para discutir a última etapa para o descredenciamento do Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia, em Camaragibe. Durante todo o dia, o coordenador estará reunido com a Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES), além de gestores de Camaragibe e de outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Esta tarde, ele se reúne na sede da SES, no Bongi, com representantes da Região Metropolitana. Na pauta de discussão, além do Alberto Maia, a situação da área no Estado e o panorama nacional.

Pela manhã, Delgado esteve na Prefeitura de Camaragibe, reunido com o prefeito João Lemos, a secretária municipal de Saúde, Samara Ricarda, e o secretário estadual de Saúde, Frederico Amancio. Eles trataram das diretrizes nacionais da reforma psiquiátrica que estão sendo cumpridas em Pernambuco. Desde 2009, as esferas municipais e estaduais estão trabalhando para o descredenciamento do Alberto Maia, denunciado pelas condições físicas e de higiene, além de reclamações de violação de direitos humanos.

Até o momento, 370 pacientes foram transferidos para residências terapêuticas e centros de desinstitucionalização ou foram reinseridos no convívio familiar. A expectativa é totalizar o processo, transferindo mais 146 pessoas, até o início de 2011. Todos continuarão acompanhados por um serviço de referência, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

0 Response for the "Coordenador de Saúde Mental discute descredenciamento do Hospital Alberto Maia"

Postar um comentário