Jomar Mesquita chega ao Recife nesta quarta, vindo direto de Nova York, para acompanhar a apresentação do espetáculo Por um fio, de sua companhia, a Mimulus, de Minas Gerais. Num dos momentos mais aguardados da 9ª Mostra Brasileira de Dança, oito bailarinos, incluindo o próprio diretor artístico e coreógrafo, levam ao palco do Teatro Luiz Mendonça, do Parque Dona Lindu, às 20h, o trabalho que integra as danças de salão a uma movimentação mais contemporânea, com inspiração no universo de Arthur Bispo do Rosário. Os ingressos custam R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada).

Considerado louco por alguns e um gênio das artes por outros, Bispo do Rosário, falecido em 1989, era interno da Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, onde deixou uma obra marcada por bordados intrincados e escritos poéticos.

Emaranhados de fios elétricos e lâmpadas servem de cenário em Por um fio, que traz uma trilha sonora eclética, mixada pelo diretor. Assim, os casais de bailarinos são embalados por músicas de Adoniran Barbosa, Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Chopin e Camille Dalmais. O espetáculo, que tem 58 minutos de duração, estreou em Belo Horizonte, em 2009, e também já foi visto em São Paulo.

Outras participação de Jomar Mesquita na Mostra de Dança será no sábado, às 10h, no salão nobre do Teatro de Santa Isabel, quando ele coordena uma palestra-espetáculo, em que detalha seus 20 anos de experiência no mundo da dança. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail mostradancarecife@gmail.com.

Ainda nesta quarta, Romildo Moreira relança o livro Janeiro de Grandes Espetáculos - Origens e perspectivas, às 19h30, no hall do Luiz Mendonça, no qual radiografa a trajetória do evento, de 1995 a 2010. Às 10h30, na praia de Boa Viagem, em frente ao Acaiaca, a última oportunidade de ver o solo MAR-íntimo, da gaúcha Geda Cia.

Por Tatiana Meira, do Diario de Pernambuco
Fonte: Portal Pernambuco.com

0 Response for the "Espetáculo sobre Bispo do Rosário leva dança de salão contemporânea a Dona Lindu"

Postar um comentário