A Secretaria de Saúde do Recife inaugura hoje a 16ª residência terapêutica da cidade. A unidade, localizada no bairro da Várzea, será mantida por meio de um convênio entre a prefeitura e o Hospital Santa Casa de Misericórdia do Recife. O espaço vai abrigar oito pacientes advindos do antigo Hospital Psiquiátrico Alberto Maia, no município de Camaragibe.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde Mental do Recife, Alyne Lima, os integrantes do grupo passaram cerca de 15 anos internados em instituições psiquiátricas e serão inseridos na Rede Municipal de Saúde onde receberão assistência pelo Centro de Atenção Psicossocial e pelo PSF do território. Com esses pacientes, a Rede Municipal de Saúde contabilizará 78 moradores distribuídos nas 16 unidades distribuídas pela Cidade.
A ideia é ampliar os espaços de troca e a buscar pela autonomia de cada morador. “Inicialmente, serão acompanhados 24 horas por cuidadores e um técnico de referência, mas a dinâmica deverá mudar a partir das respostas apresentadas pelos usuários. Atualmente, eles não possuem vínculos que permitam o retorno às suas famílias de origem. No entanto, continuaremos trabalhando para que a reaproximação seja possível, no caso dos que ainda têm parentes vivos”, acrescentou.
Do Portal Pernambuco.com
Páginas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response for the "Residência terapêutica vai abrigar pacientes na Várzea"
Postar um comentário