Começou nesta quarta-feira a Semana da Cultura promovida pelo Hospital Ulysses Pernambucano, na Tamarineira. O evento vai até sábado (22) e conta com apresentações de artistas regionais e com a exposição de peças de artesanato confeccionadas pelos internos durante oficinas ministradas pelo Centro de Atividade Terapêutica (CAT).


As atividades desenvolvidas pelo CAT são bem diversificadas e incluem aulas de dança, de artesanato, salão de beleza, jogos. Juliana Bianchini, arte-educadora há 4 anos, explica que as oficinas oferecem diferentes ocupações com a intenção de estimular a melhora dos pacientes. “Não há nenhuma obrigação, as oficinas são abertas e os internos participam das que mais se identificam, podendo entrar e sair das aulas sempre que quiserem”, diz Juliana.

Os trabalhos estão expostos na capela do hospital, onde é possível admirar as peças e, inclusive, comprá-las por um preço bastante acessível. A maior parte do dinheiro é entregue ao paciente/artista e o restante é utilizado na compra de mais matéria-prima.

A interna Genilda Maria da Silva, 39 anos, exibe com orgulho o papai noel feito e pintado por ela. Ela faz questão de mostrar o trabalho de outros colegas e de enfatizar o apoio das “tias”, que sempre a auxiliam quando uma tarefa se mostra mais complicada. Genilda dá sua opinião sobre as peças e mostra senso crítico ao querer apostar quais serão vendidas primeiro e quais ficarão por último. “Quer apostar 100 reais que esse colar vai ficar por último? As bolas estão muito grandes, fica feio!”, explica alegremente Genilda.

Segundo Benvinda Magalhães, diretora do hospital, a intenção do evento é promover e potencializar a integração psicossocial dos internos. As atividades extras e o reconhecimento de outras pessoas produzem uma visível melhora na autoestima, além de facilitar o resgate da história individual dos pacientes.

"Hoje em dia a reabilitação não se faz apenas por meio de medicamentos. Também é necessário valorizar e estimular o paciente. Fazer com que ele saia do lugar do incapaz para ser percebido e se perceber como produtivo", afirma Benvinda.

Confira a programação:
Quinta-feira (20/10)
9h30 - Apresentação da Orquestra Feminina Lurdinha Nóbrega
14h - Gincana com participação dos alunos da Escola Técnica de Enfermagem EID

Sexta-feira (21/10)
9h30 - Apresentação teatral com Adriano Cabral
14h – Gincana e bingo

Sábado (22/10)
9h30 - Apresentação do Maracatu Livre Batuque

Entrada franca

Fonte: Portal Pernambuco.com

0 Response for the "Hospital Ulysses Pernambucano promove Semana da Cultura"

Postar um comentário