O Hospital Ulisses Pernambucano construído no final do século XIX, na Tamarineira, confunde-se com a história e a paisagem da Zona Norte do Recife. Nos últimos anos, o interesse em ocupar o espaço demonstrado por diversos setores da sociedade mobilizou os moradores do bairro a encontrarem alternativas que não fosse a destruição do antigo prédio.

Antes da realização do projeto, a Prefeitura do Recife propôs uma eleição sobre o destino do lote. A apuração feita na internet revelou que a maioria das pessoas queriam manter o centro hospitalar e a criação de um novo parque. Depois de aberto o edital, a empresa LF Empreendimentos e Projetos Arquitetônicos LTDA foi a vencedora para a execução do novo espaço de lazer da cidade.


Uma das idealizadoras do projeto, Luciana Raposo, defende a interação entre o parque e os pacientes do hospital psiquiátrico. “A ideia é trazer os pacientes que estiverem em tratamento intensivo para salas de terapia ocupacional que serão criadas em um novo edifício, o pavilhão da sustentabilidade”, relata a arquiteta.
Para a gestora ambiental, Carmem Cavalcanti, a empresa ficou preocupada com a questão social do empreendimento. “Fomos bastante cuidadosos na realização do projeto, pois participamos da ideia contra um shopping no local. Com isso, fizemos uma proposta com compromisso para a sustentabilidade”, argumenta.
Dentre os espaços que devem ser criados no parque estão livraria, locais de jogos, café, museu de arte moderna e espaços para práticas esportivas como o tai-chi-chuan. Depois da aprovação do projeto a empresa espera começar as obras o mais breve possível. “Falta só a prefeitura chamar para assinar o contrato. A previsão é que em 2012 esteja tudo concluído”, afirma Luciana.


Por Alex Ribeiro, especial para o DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

0 Response for the "Novo espaço da Tamarineira terá um forte apelo ambiental"

Postar um comentário