A polêmica foi enfim resolvida. Por uma decisão da Prefeitura do Recife, o projeto de um shopping center que deveria ser construído na área onde funcionam o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA), na Tamarineira, não vai sair do papel. A resolução foi definida após a realização de uma enquete pública promovida pela Prefeitura cujos resutados apontaram que os recifences não concordavam com a exploração do local para a instalação de um empreendimento comercial e preferiam a instalação de um parque público no local e após uma semana de reuniões com representantes de diversas áreas da sociedade civil interessadas no assunto.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira durante coletiva concedida no Parque da Jaqueira, na abertura da Semana do Meio Ambiente, evento bastante propício. Na ocasião, o prefeito decretou a área de utilidade pública para fins de desapropriação total, devido à necessidade de sua preservação e conservação.

"Desapropriamos o terreno com base na lei da preservação da paisagem e das três unidades de saúde que funcionam no local e para amenizar o clima da cidade nos próximos 50 anos. Desta decisão não vamos voltar atrás", explicou o prefeito João da Costa. Agora, a medida vai ser publicada no Diário Oficial e em seguida será iniciada uma negociação com o proprietário do imóvel.

Paralelamente, um grupo de trabalho foi criado para definir o projeto na prática: se vai existir apenas o parque, se o parque com as três unidades ou duas ou ainda apenas uma delas. Criado também através de decreto para realizar o processo de implantação do equipamento, o grupo será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com representantes das secretarias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras; Saúde; Especial de Gestão e Planejamento; e do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira. Juntos, os órgãos vão definir e conduzir os desdobramentos da decisão, como abrir discussões com as entidades médicas e a sociedade para conciliar os diferentes usos do espaço.

Em setembro deste ano um concurso nacional de idéias de arquitetura em parceria com o Instituro de Arquitetos do Brasil (IAB) vai indicar sugestões para a intervenção no local.

O anúncio foi comemorado e muito aplaudido entre os presentes, entre eles membros do Hospital Ulysses Pernambucano e da Associação Amigos da Tamarineira."É uma luta de vários moradores no sentido da busca por uma cidade mais sossegada. A decisão foi sensivel às várias mobilizações e duas pesquisas indicaram que a comunidade queria a preservação daquele espaço", disse Luiz Helvécio, representante do Movimento Amigos da Tamarineira.

O terreno onde será implantado um parque é hoje um Imóvel de Preservação de Área Verde (Ipav), tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 28 de abril de 1993, inserido na Área de Reestruturação Urbanística (ARU) e integra o Setor de Sustentabilidade Ambiental (SSA-2) no novo Plano Diretor do Recife.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Marcionila Teixeira
Portal Pernambuco.com

0 Response for the "Em vez de shopping, Hospital da Tamarineira vai virar parque público"

Postar um comentário