O Movimento Amigos da Tamarineira defendeu, mais uma vez, a preservação da área onde funcionam o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, o Hospital Infantil Helena Moura e o Centro de Prevenção e Tratamento de Alcoolismo, na Zona Norte do Recife. Em reunião na manhã de ontem, convocada pelo prefeito do Recife, João da Costa (PT), o grupo deixou claro seu posicionamento contrário à construção de um shopping center no local.
É o primeiro encontro do prefeito com as pessoas envolvidas no assunto, desde que a Santa Casa de Misericórdia anunciou sua intenção de substituir as unidades de saúde pelo centro de compras, há pouco mais de três meses. Os Amigos da Tamarineira solicitaram ao prefeito a manutenção do caráter público da área, que tem mais de 90 mil metros quadrados.
“O movimento quer a continuidade dos três serviços de saúde no local, a criação de um parque e a preservação de toda a área verde existente”, diz o engenheiro e ex-vereador do Recife Luiz Helvecio, um dos integrantes do grupo. “Também pedimos para a prefeitura concluir a catalogação das árvores do terreno e incorporar ao imóvel o trecho conhecido como matinha.”
Hoje pela manhã, João da Costa terá encontro semelhante com o Conselho Estadual de Cultura, que fez o tombamento do imóvel, e com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. O terreno da Tamarineira é considerado Imóvel de Preservação de Área Verde (Ipav). À tarde, é a vez da Santa Casa de Misericórdia e da empresa carioca Realesis, responsável pelo empreendimento.
A Santa Casa, administrada pela Arquidiocese de Olinda e Recife, alugou o terreno à Realesis por 50 anos. “Não recebemos o projeto do centro de compras, mas não quero que essa discussão se prolongue sem que a prefeitura se posicione. Estou ouvindo as pessoas para fazer uma reflexão e colher subsídios para tomar uma decisão de governo”, afirma João da Costa.
O prefeito também pretende ouvir entidades médicas, antes de fazer uma reunião interna com os secretários, na quinta-feira. Ele vai aproveitar a apresentação da Semana do Meio Ambiente, na próxima sexta-feira, para tornar pública a decisão do município sobre o empreendimento. “Vamos escolher o que for melhor para a cidade.”
Jornal do Commercio
(01.06.2010)
Páginas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response for the "Grupo defende verde e serviços de saúde"
Postar um comentário